Muitas pessoas possuem esse tipo de pensamento, mas eu quero alertar que é muito perigoso basear-se apenas em um critério para escolher uma profissão.

E para abordar esse tema, vou associa-lo à famosa hierarquia de necessidades de Maslow.

A hierarquia de necessidades de Maslow (graduação crescente de importância) proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na ideia de que cada ser humano se esforça muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. A pirâmide de Maslow é um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.  Segundo essa teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto realização.

Ele definiu cinco necessidades do ser humano, dispostas em uma pirâmide conforme mostra esta figura:

Hierarquia das necessidades humanas -Maslow

  1. Necessidades fisiológicas: São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico. São necessidades básicas para o ser humano manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, se locomover, etc. No trabalho: seria um foco em um salário, em dinheiro, que satisfaça essas necessidades básicas, ou seja, foco apenas na sobrevivência.
  2. Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, manter o emprego etc. No trabalho: emprego estável, boa remuneração, plano de saúde, plano de pensão, seguro de vida, e etc.
  3. Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas em geral. No trabalho: Necessidade de fazer networking, conquistar amizades, manter boas relações, ter bom relacionamento com superiores, pares, e etc.
  4. Necessidades de estima: Necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho, e etc. Incluem-se também as necessidades de autoestima. No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback, e etc.
  5. Necessidades de auto realização: Necessidades de crescimento, de realização, de aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir, ter autonomia, independência e autocontrole. No trabalho: Ser Desafiado com atividades complexas, poder influenciar nas decisões, autonomia, e etc.

Maslow destaca que para alcançar o próximo nível hierarquicamente superior, a necessidade anterior deve estar satisfeita, nem que seja parcialmente. Isso acontece, pois quando alcançamos um nível, ele nos motiva por algum tempo apenas, mas logo outra necessidade tem destaque como motivadora. Os 4 primeiros níveis dessas necessidades podem ser satisfeitos por aspectos externos às pessoas, e não apenas por sua vontade e a necessidade de auto realização nunca é saciada, ou seja, quanto mais se sacia, mais a necessidade aumenta. Acredita-se que as necessidades fisiológicas já nascem com o indivíduo. As outras mostradas no esquema acima se adquirem com o tempo e que as necessidades primárias, ou básicas, se satisfazem mais rapidamente que as necessidades secundárias, ou superiores.

Dentre muitos estudos e análises, Maslow identificou mais duas necessidades adicionais à pirâmide de necessidades, as quais chamou de necessidades cognitivas, sendo:

– Necessidade de conhecer e entender, que a relacionou com o desejo do indivíduo de conhecer e entender o mundo ao seu redor, as pessoas e a natureza.

– Necessidade de satisfação estética, que a relacionou às necessidades de beleza, simetria e arte em geral. Ligada à necessidade que o ser humano tem de estar sempre belo e em harmonia com os padrões de beleza vigente.

Bem, após as explicações acima, quando alguém diz: Como não sei qual é a profissão ideal para mim, vou escolher qualquer uma só para ganhar dinheiro, lhe pergunto, em qual nível da Pirâmide de Maslow essa pessoa está focando?

E, lhe pregunto mais, se sabemos que existem pelo menos 07 níveis de hierarquia das necessidades humanas e se escolher uma profissão implica em escolhermos algo que nos leve para o último nível da pirâmide, por que o foco da pessoa deve se restringir a apenas ao primeiro nível? Por que não ousar ir além?

No meu modelo de mundo, temos o direito de desejar e conquistar tudo aquilo que a vida tem de melhor a oferecer!

Pense nisso!

Angela Gardinalli

www.angelagardinalli.com.br

Desenvolvendo o seu Futuro!

iniciar conversa
1
Fale agora com um especialista!
Olá, em posso te ajudar?