Se você pensa dessa forma, com base na minha experiência, posso lhe afirmar que você não é a única pessoa a pensar assim.
Quando falamos em escolha profissional, estamos falando em escolher o que ser no futuro e isso implica em, primeiramente, saber quem somos hoje.
Porém, a primeira escolha profissional acontece justamente na fase em que o jovem está tentando saber quem ele é de fato, está tentando compor sua identidade pessoal.
Na adolescência, muitas transformações estão acontecendo com o corpo e a mente do jovem, além das mudanças corporais visualmente perceptíveis, ocorrem diversas alterações neurobiológicas. As mudanças que ocorrem no cérebro do adolescente não são apenas uma questão de maturidade, mas sim, mudanças de desenvolvimento vitais que permitem o surgimento de novas habilidades. É o período em que acontece um fenômeno chamado “poda neural”, isso mesmo, funciona como a poda de uma árvore, quando seus galhos mais distantes do tronco são cortados para fortalecer os galhos mais resistentes e permitir que a planta se desenvolva com maior rapidez, se renove e também para ordenar o seu crescimento.
Durante a adolescência, ocorre um refinamento sináptico, com eliminação de sinapses ineficientes. Uma estrutura específica do cérebro analisa todas as conexões que pouco ou nunca foram utilizadas e, elimina as sinapses que não terão mais funcionalidade, havendo também um aumento da mielinização. Esta poda é fundamental, significa que alguns comportamentos que tinham quando crianças, de repente, desaparecem.
Mas a verdade é que, cérebro e mente estão passando por um processo de maturação, para deixar para trás modos de pensar e comportamentos que perderam a eficiência ou de pouco uso, rumo à transição para alcançar uma mente com maturidade adulta. O córtex cerebral tem seu processo de maturação ao longo do desenvolvimento infantil, passando pela adolescência e seguindo até por volta dos 28 anos de idade, quando seu processo de maturação termina.
E, a escolha profissional se apresenta para todos exatamente nessa fase, na fase onde as mudanças e incertezas são a única constante. Portanto, não saber o que ser quando crescer é apenas mais um aspecto desconhecido pelo jovem na fase da adolescência, até mesmo porque, o jovem, nessa fase está buscando saber que ele é, ou seja, está em busca de definir sua identidade pessoal.
Então, lhe pergunto, como exigir que já tenha definição de sua identidade profissional?
Angela Gardinalli
Desenvolvendo o seu Futuro!