Bem, falar em idade certa nos remete a pensar em idade cronológica, que se refere ao número de anos contados a partir do nascimento. Segundo alguns estudiosos no assunto (Super – 1955), a maturidade profissional se refere a um conjunto de comportamentos e atitudes que uma pessoa realiza, visando seu ingresso no mundo profissional. Para o ingresso no mundo profissional, é preciso antes escolher uma profissão. Geralmente, essa escolha se inicia, durante o ensino médio e exige que o adolescente adquira determinados conhecimentos e que desenvolva determinadas atitudes, até chegar a uma decisão profissional.
Assim, a maturidade para a escolha profissional compreende, duas dimensões: Atitudes e Conhecimentos.
Atitudes – se refere a quanto o jovem está decidido e seguro em relação à sua escolha profissional; o quanto ele preocupa-se com a escolha profissional e toma ações assertivas para chegar a ela e, quanto ele toma essa decisão de forma independente, sem deixar-se influenciar por ideias de outras pessoas (familiares, professores, amigos, mídia).
Conhecimentos – se refere a quanto o jovem conhece os aspectos de sua pessoa e aspectos relacionados à profissão, cujas informações são externas a ele e tem a ver com a realidade social e educativa.
Na prática, o que se observa é que os componentes da maturidade se desenvolvem em momentos diferentes no ensino médio e podem ultrapassar esse período. Eu mesma, recebo jovens nos meus Programas de Orientação Profissional que estão bem no início do ensino médio, até aqueles que já o concluíram há mais de 02 ou 04 anos e ainda não sabem qual profissão irão seguir.
Assim sendo, a estimulação que esse jovem recebe do seu meio somadas a algumas variáveis internas é que vai determinar a maturidade para a escolha profissional. Nos meus trabalhos de Orientação Profissional, fica muito claro que a estimulação adequada pode acelerar a maturidade para a escolha profissional.
Assim sendo, não é possível falar em maturidade vinculada à idade cronológica, mas sim, em um estado psicológico no qual o jovem já tenha desenvolvido as atitudes referidas acima e também adquirido os conhecimentos necessários para ter uma decisão madura em relação à sua escolha profissional.
Angela Gardinalli
Desenvolvendo o seu Futuro!