TESTES PSICOLÓGICOS – IMPORTANTE ETAPA EM MEUS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E COACH DE CARREIRA – SABE POR QUÊ?
Para responder a essa pergunta, é necessário voltar um pouquinho no tempo e entender as razões da criação de instrumentos de Avaliação Psicológica.
Desde longínquos tempos a humanidade faz comparações entre si, sejam comparações de pessoas individualmente ou em grupo e, essas comparações são a respeito de diversos aspectos, tais como: altura, cor de cabelo, beleza, sociabilidade, maneira de se vestir, maneira de comer, aptidões, habilidades, competências, etc. A comparação em relação a comportamento e desempenho em atividades é um padrão entre os seres humanos. Essas comparações e avaliações sempre foram feitas pelos seres humanos baseadas na observação, na experiência, o que poderia levar a equívocos.
As testagens possuem suas origens na Antiguidade, nos exames para ingresso no serviço civil no império chinês, cujo objetivo era selecionar indivíduos para ocuparem posições governamentais; também foram utilizadas entre os antigos gregos nos processos seletivos educacionais e nas universidades europeias, na idade média.Entretanto, foi a partir do século XIX que ocorreram os mais importantes avanços na área da testagem.
Esses avanços ocorreram, principalmente nas áreas de engenharia, ciências exatas, ciências humanas e biológicas, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico. Com isso, passamos da observação empírica para a criação de instrumentos de avaliação, cuja finalidade era oferecer uma medida objetiva e padronizada dos comportamentos.
Em 1905, temos a publicação do primeiro instrumento para avaliação da capacidade cognitiva, o Teste de Binet–Simon, inventado pelos psicólogos Alfred Binet –pupilo de Jean Charcot – e Théodore Simon. O Teste de Binet–Simon foi o primeiro de inúmeros testes. Visava medir a inteligência de crianças, sendo desenvolvido com a finalidade de identificar se haviam atrasos no desenvolvimento cognitivo de crianças que não conseguiam acompanhar a escola regular. Com a criação desse instrumento, ou melhor, desse teste, houve um grande salto quantitativo e qualitativo em termos de avaliação do potencial intelectual de crianças na faixa dos 3 a 11 anos, passando-se de um patamar de uma avaliação subjetiva, feita por observação e comparação de desempenho, para uma mensuração objetiva, feita por um instrumento científico com tratamento estatístico.
Foi, também nesse período, que surgiu o conceito de QI – Quociente de Inteligência, conceito este popularizado nos anos seguintes com a publicação de outras escalas de medidas de Inteligência. Outro acontecimento marcante no âmbito da avaliação por meio de testes psicológicos, foi a criação dos testes Army Alfa e Army Beta, nos EUA, na época da Primeira Grande guerra Mundial, para avaliar inteligência de recrutas do exército Americano.
Com o aperfeiçoamento dos testes, novos métodos e técnicas surgiram, que possibilitaram que a Psicologia se desvinculasse da Filosofia, desenvolvendo-se como ciência autônoma, criando e aprimorando seus instrumentos e técnicas de mensuração que obedecem a bases científicas sólidas e se fundamentam em rigorosas leis das ciências em geral, permitindo uma comparação válida entre os seres humanos e entre grupos nos quais estejam inseridos.
Existem inúmeros testes Psicológicos destinados a diversas finalidades e destinados a avaliar diversos aspectos envolvidos no comportamento e no desempenho humano, tais como: atenção, aptidões específicas, competências, controle inibitório, funções executivas, habilidades, humor, inteligência, interesses, memória, personalidade, etc.Cabe ao Psicólogo identificar quais aspectos do seu cliente serão objeto da avaliação e, a partir disso, montar uma bateria de testes específica, cientificamente comprovada, para avaliar seu cliente nos aspectos de interesse, favorecendo que o mesmo possa ampliar seu auto conhecimento em relação aos aspectos avaliados. É importante que esses testes possuam procedimentos padronizados, que possibilitem que todas as pessoas submetidas a eles sejam avaliadas da mesma forma e sob as mesmas circunstâncias.
Nesse sentido, para aplicação, correção, análise e elaboração de laudo e resultado dos testes, é imprescindível a formação e a especialização do Psicólogo, ou seja, é necessário que seja um profissional gabaritado, que tenha pleno conhecimento e domínio sobre a técnica utilizada e que tenha a plena consciência em utilizar o teste para alcançar um fim específico e não como um fim em si mesmo.
Diante do exposto, agora consigo lhe responder à pergunta inicial, ou seja: Por que utilizo Testes Psicológicos nos meus Programas de Orientação Profissional eCoach de Carreira?
Sou Psicóloga e, acima de tudo, uma cientista e estudiosa do comportamento humano e como todo o cientista, embaso minha metodologia de trabalho em técnicas cientificamente comprovadas, ou seja, que tenham fundamentação teórico-científica reconhecida e tratamento estatístico, o que faz com que meu trabalho saia do patamar de uma avaliação subjetiva – “ACHISMO” – para o patamar de avaliação objetiva – “ASSERTIVIDADE”.
Angela Gardinalli
Desenvolvendo o seu Futuro!