Bem, vamos tomar como base esse tipo de raciocínio que coloca que talento é apenas coisa para artistas, muito bem, vamos a um exemplo: Artistas do Cirque du Soleil que fazem acrobacias incríveis que não dá nem para acreditar como eles conseguem fazer isso. Eles o fazem porque possuem uma capacidade de coordenar a mente e o corpo simultaneamente. Sabe que isto realmente é um talento!
Igualzinho ao que observamos em algumas crianças que mesmo sem nunca terem frequentado uma aula de ginástica rítmica qualquer, conseguem fazer alguns movimentos com o corpo, tão impressionantes, que acabam por influenciarem seus pais a coloca-las em aulas específicas para explorar essa habilidade. Sim, habilidade!
Mas, tenho certeza que você também já deve ter visto ou ouvido falar de pessoas que possuem uma capacidade de se movimentar facilmente por diversos lugares, mesmo desconhecidos, e de conseguir criar ou recriar mentalmente espaços físicos, sem se perderem pelo caminho. E daquelas pessoas que possuem capacidade de ouvir e entender profundamente os sentimentos e desejos de outras pessoas. E de outras que possuem capacidade de estruturar mensagens que transmitam corretamente informações para outras pessoas.
Pois bem, todas essas habilidades ou capacidades são na verdade talentos, ou se preferir, inteligências! São múltiplas Inteligências.
Sim, isso mesmo, inteligências!
Mas afinal, o que é inteligência?
Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, criou em 1994, a Teoria das Inteligências Múltiplas. Com isso, Gardner revolucionou as bases conceituais do que seria inteligência. Antes dele, acreditava-se que somente pessoas com níveis mais elevados de QI (Quociente Intelectual) possuíam talentos e estavam predestinadas ao sucesso.
Com a teoria de Gardner reconheceu-se que toda pessoa é dotada de múltiplas inteligências, possuindo graus variados de cada uma delas. E todas são importantes e podem ser utilizadas favoravelmente para obter sucesso na vida.
Inicialmente Gardner classificou sete categorias de inteligência: Inteligência verbal-linguística; Inteligência lógico-matemática; Inteligência musical; Inteligência visual-espacial; Inteligência corporal-cenestésica; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal. Mais tarde, incluiu-se mais duas delas: Inteligência naturalista e a Inteligência existencial.
Todos nós possuímos todas essas inteligências e somos capazes de desenvolvê-las, porém, geralmente temos maior aptidão mais em uma do que em outras. Entretanto, nem sempre as pessoas se focam no que elas têm de ponto forte, elas se fixam no que elas não têm, no que falta e quando se comparam com os outros ficam se sentindo muito mal, pois olham sempre para aquilo que não possuem e se sentem cada vez mais incapaz. Por isso, identificar seus talentos é fundamental para seguir uma trajetória de carreira que potencialize as mais fortes.
Eu possuo um teste que é capaz de mapear os seus talentos, quer matar sua curiosidade?
Envie um e-mail para contato@angelagardinalli.startsite.dev e saiba as condições para a realização deste teste!
Você vai amar!
Angela Gardinalli
Desenvolvendo o seu Futuro!