Sim, certamente, não apenas no momento da escolha profissional, mas os tipos de personalidade determinam todas as demais escolhas e decisões que tomamos na vida. Eles são parte integrante do perfil comportamental das pessoas.

Cada pessoa tem diferentes competências e habilidades, que são construídas com as vivências e experiências ao longo da vida e que determinam comportamentos específicos.

Mas, o que é o Perfil Comportamental?

A palavra comportamento se refere a um conjunto de atitudes ou reações do indivíduo ao ambiente, ao meio que o cerca, em determinadas circunstâncias. Perfil comportamental se refere a um conjunto de comportamentos que caracterizam o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente.

Por exemplo, vamos falar em 4 tipos de perfil comportamental existentes.

PERFIL A

Pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma. Tende a ficar entusiasmada com novidades e projetos novos. Altamente otimista e positiva em relação aos resultados a serem alcançados. Tem facilidade para construir relacionamentos, e costuma influenciar outras pessoas rapidamente, porém, pode pecar em planejamento e em análise, podendo acreditar muito em iniciativas pouco viáveis.

A pessoa com esse perfil ainda é bastante aberta e receptiva a realizar atividades. Atuam em equipe e costumam unir as pessoas ao seu redor e apaziguar o ambiente quando há conflitos. Devido a essa peculiaridade, são comumente utilizados como instrumentos de sociabilização. Também podem ter muita criatividade.

O lado negativo — além da falta de planejamento e análise — é a dificuldade em seguir processos, normas e cronogramas. Podem tender a ter dificuldade em organizarem-se com o fluxo de informações. Podem muitas vezes prometer mais do que efetivamente conseguem cumprir, uma vez que podem ser bastante otimistas em suas projeções.

PERFIL B

Sabe aquela pessoa que chega em um ambiente e o domina?

Pois bem, é a pessoa que possui o perfil B.

São pessoas que gostam de obstáculos e dificuldades, porque seu senso de competitividade é elevado. Defendem sempre seus pontos de vista e são bastante corajosos, mas também tende a ser ditatorial ou autoritários. Realizam o que é necessário a todo custo e demonstram elevada autoconfiança, além de objetividade e foco em resultados.

O lado negativo é que a perseguição a um resultado pode causar prejuízos quando a empreitada é desnecessária ou inatingível. Afinal, o perfil B dificilmente desiste do que quer. Outro ponto negativo é que podem ter dificuldades de seguir as regras e isso pode causar alguns embaraços ou dificuldades, uma vez que dependem de jogo de cintura que este perfil não tem muita habilidade em utilizar.

PERFIL C

Tem como características ser detalhista, meticuloso e preocupado, conservador e organizado. Por isso, é uma pessoa capaz de controlar rotinas repetitivas e processos executados diariamente. São perfeccionistas e muito atentos a detalhes. Detestam trabalhar sob pressão, porém adoram trabalhos que exijam atenção a detalhes e precisão.

O lado negativo é que podem perder muito tempo desenvolvendo atividades que não exigem tanto cuidado e com isso não administrarem o seu tempo de forma a darem foco naquilo que é realmente relevante. A indecisão também faz parte do pacote, assim como a pouca praticidade.

PERFIL D

Possui ritmo constante, também conservador e estável. É bastante controlado e dificilmente entra em pânico, pois costuma planejar tudo antecipadamente. No entanto, tem baixa capacidade de improviso quando necessário, e sua criatividade é limitada porque ele acha difícil inovar ou pensar fora da caixa.

Gosta de ajudar as outras pessoas tendendo a trabalhar bem em equipe. É paciente e não apresenta altos e baixos nas suas atividades. É de fácil convivência e bastante confiável. Sempre evita conflitos diretos e costuma ter um bom senso de justiça.

O lado negativo é que preocupa-se pouco com a urgência de determinada tarefa e pode até postergar a entrega se achar que é necessário rever a o planejamento. Podem tender ao pessimismo e terem muito receio de que as coisas saiam do seu controle e do que foi previamente planejado.

Por que analisar os tipos de perfis comportamentais é tão importante?

Identificar os tipos comportamentais é fundamental no sentido de adequar esse perfil ao perfil da profissão desejada, o que interfere muito na escolha profissional. Escolher uma profissão sem considerar o seu tipo comportamental, é como se você recebesse um mapa que deveria levar você a um determinado lugar, porém esse mapa foi rasgado e falta metade dele.

Portanto, conhecer o seu perfil e poder compara-lo ao da profissão que você tem em mente, é fundamental para caminhar na direção certa, para uma escolha profissional assertiva!

Nos meus Programas de Orientação Profissional e Consultoria de Carreira, uma das etapas fundamentais é a análise do perfil comportamental dos meus clientes, sem isso o mapa está incompleto. Pode até fazer você chegar no destino, mas você dará voltas desnecessárias e perderá muito tempo.

Quer conhecer o seu perfil, envie um e-mail para: contato@angelagardinalli.startsite.dev ou angela.gardinalli@hotmail.com

Você vai amar!

Angela Gardinalli

www.angelagardinalli.com.br

Desenvolvendo o seu Futuro!

iniciar conversa
1
Fale agora com um especialista!
Olá, em posso te ajudar?