Após tantos anos trabalhando com questões de escolha profissional e escolhas relacionadas à carreira, posso seguramente afirmar que é MUITO IMPORTANTE para o jovem participar de um Programa de Orientação bem estruturado, COMO É O MEU PROGRAMA, que lhe permita:
- Autoconhecimento;
- Descobrir seus pontos fortes e suas oportunidades de melhorias;
- Compreender minimamente suas motivações para escolher uma profissão;
- Entender o que lhe motiva e oque não lhe motiva;
- Ampliar seus conhecimentos em relação a realidade socioeducativa;
- Conhecer tendências;
- Descobrir suas habilidades, seus talentos;
- Se contextualizar diante da fase da adolescência;
- Etc.
Enfim, mergulhar fundo nesse processo de escolha de forma a esgotar todas as possibilidades, até mesmo porque, atendo diversos alunos de Universidades top de linha e que, chegam ao meu consultório, fazendo um curso universitário que seria o sonho de consumo de milhares de outros jovens e eles não estão felizes, querem desistir, jogar a toalha!
ISTO É MUITO SÉRIO E MUITO CRÍTICO!
Pois bem, o objetivo de uma Programa de Orientação Profissional, pelo menos o MEU, é o de definir as áreas profissionais mais adequadas para o cliente, ou seja, aquela na qual suas chances de se sentir adaptado e produtivo seja infinitamente maior. Afinal, ele passará boa parte da sua vida trabalhando em algo que escolheu, pois, o trabalho é uma das formas de participação na sociedade e é a produção por meio do trabalho que garantirá seu espaço e inserção na comunidade.
Ao escolhermos uma profissão, estamos definindo diversas questões que estão associadas a vida profissional. O ato de escolher demonstra o desejo, a perspectiva de um futuro e a realização de uma conquista que definirá o seu EU FUTURO e, olha que responsabilidade! Definir hoje quem ser no FUTURO, ou seja, fazer uma predição!
Aí lhe pergunto, como é que alguém pode fazer uma predição, ou seja, ter um ato de afirmar com convicção aquilo que poderá acontecer num momento futuro, sem base ou critérios claros?
Difícil, não?
Na falta das informações acima citadas, os jovens podem iniciar um curso apenas por ter uma fantasia sobre determinadas profissões, ou por ser algo que agradará pessoas de seus relacionamentos ou ainda porque é uma profissão rentável e, a consequência da escolha sem base em critérios pessoais acaba sendo a evasão do curso, por mais fabuloso que possa ter parecido no início.
Portanto, é muito importante participar de um Programa de Orientação Profissional pois é um investimento que você faz no presente que lhe renderá dividendos FUTUROS!
Angela Gardinalli
Desenvolvendo o seu Futuro!