As pessoas estão acostumadas a ouvir falar da competência em “construção de relacionamentos”, com foco em relacionamento interpessoal e não no relacionamento intrapessoal. Saber se relacionar faz parte da vida do ser humano. Entretanto sabemos como pode ser complicado. Por isso, se relacionar bem em todos os ambientes e principalmente no mundo corporativo, pode ser um diferencial.

Relacionamento em grupo

Mas o que são esses relacionamentos?

Relacionamento interpessoal, na prática, é a interação entre duas ou mais pessoas. Mais do que isso, ele faz parte do dia a dia de todos os seres humanos e representa a forma como nos relacionamos com as pessoas a nossa volta, sejam elas família, amigos e colegas.

Relacionamento Intrapessoal, é a capacidade de relacionar-se com as próprias emoções e sentimentos, tem a ver com o autoconhecimento, automotivação e como a pessoa administra isso em sua vida, o que acaba influenciando diretamente em como a pessoa se comunica e se relaciona com as outras pessoas. Dependendo da qualidade do relacionamento intrapessoal isto terá um impacto nos relacionamentos interpessoais, permitindo que a pessoa alcance ou não os seus objetivos.

Nos dias de hoje, a habilidade de construir bons relacionamentos é cada vez mais valorizada em todos os ambientes. Não basta desenvolver apenas competências técnicas, embora ser um especialista ajude muito, mas a competência relacional é crucial para o sucesso pessoal e profissional também, uma vez que ela consiste na capacidade de se relacionar de forma eficaz com os outros e de conseguir resultados por meio das pessoas.

Desenvolver relacionamentos interpessoais eficazes é a chave para o sucesso, porém, para ter condições de se relacionar com qualidade com as pessoas é necessário antes desenvolver um relacionamento intrapessoal saudável e, a base do relacionamento intrapessoal é o autoconhecimento.  Quando as pessoas têm conhecimento de quem são na essência, quando conhecem seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria, quando administram bem suas emoções, se relacionam consigo mesmas com muito mais tranquilidade e qualidade, o relacionar-se com ou outros torna-se uma tarefa bem menos desafiadora.

Como desenvolver a competência relacionamento intrapessoal?

Existem diversos programas para o desenvolvimento desse tipo de relacionamento, eles podem acontecer de forma individual ou em grupo. O objetivo é possibilitar autoconscientização, ampliação da capacidade de integração do autoconhecimento, do auto monitoramento das emoções, conhecimento das forças e oportunidades de melhorias e a descoberta de fontes auto motivadoras, que são fatores decisivos para o sucesso.

Portanto, desenvolver relacionamento intrapessoal é desenvolver inteligência emocional, que é premissa para desenvolver relacionamento interpessoal excelente, fundamental para o alcance de resultado, pois, ambos relacionamentos influenciam diretamente na comunicação eficaz, no relacionamento assertivo com as pessoas e na obtenção da cooperação.

Pense nisso!

Angela Gardinalli

www.angelagardinalli.com.br

Desenvolvendo o seu Futuro!

iniciar conversa
1
Fale agora com um especialista!
Olá, em posso te ajudar?